Desafio 90 dias – Dia 13: As 3 razões pelas que os clientes param de comprar de uma empresa

Os clientes deixam de comprar por três razões básicas:

1- Deixaram de comprar temporariamente, mas como nunca mais tiveram notícias suas, esqueceram-se da sua empresa e do seu produto.
2- Não ficaram satisfeitos com seu produto ou serviço.
3- A situação dos clientes mudou, a tal ponto, que não podem mais se beneficiar com seu produto ou serviço.

Quando o cliente deixa de comprar pode parecer o fim da relação, mas não sempre é o caso. Em condições normais, o 80% dos clientes que pararam de comprar não o fez por razões irreparáveis.

Conquistar um novo cliente pode custar uma pequena fortuna, mas não custa quase nada reconquistar um antigo cliente. E quando o cliente volta tende a se tornar melhor, mas fiel e a fazer mais indicações. Mesmo o cliente que não está em condições para fazer negócios com você pode ser uma fonte adicional de receita.

Assim, se o cliente apenas esqueceu-se de você, lembre-lhe o valor que seu produto ou serviço traz para sua vida. Se o problema é que não está em condições de comprar peça-lhe indicações.

Já se o cliente não ficou satisfeito com seu produto ou serviço a situação é um pouco mais delicada. Tente descobrir qual foi o problema, peça desculpas e ache alguma forma de compensá-lo. Não é uma tarefa fácil, mas realizada de forma consistente é uma estratégia que compensa.

Poste nos comentários do dia 13 em  www.facebook.com/movimentopoderrosa Como você compensa o seu cliente por alguma falha no seu produto ou serviço?

E lembre de curtir a nossa página!

Anúncios

Um comentário

Os comentários estão fechados.