Desafio 90 dias – Dia 17: Faça seus clientes trabalharem para você

A ferramenta de marketing mais eficaz que existe é o boca a boca. Quando seu cliente fica totalmente encantado com seu produto ou serviço ele fica feliz de indicá-lo a seus familiares e amigos. E o melhor de tudo: de graça!

Mas frequentemente esta ferramenta é negligenciada na maioria das empresas. Se sua taxa de novos clientes tem uma componente muito pequena de recomendações, na maioria dos casos, pode ser devido a que:

  • O cliente não está totalmente satisfeito com seu produto ou serviço: somente um cliente 100% satisfeito se sente compelido a divulgar o seu trabalho.
  • Você não pediu para ele lhe recomendar: parece obvio, mas apenas 30% dos profissionais pede para seus clientes recomendarem seus produtos ou serviços.
  • Você pediu, mas não explicou como lhe recomendar: para você está tudo muito claro, mas para seu cliente pode ser difícil explicar como seu produto ou serviço pode beneficiar outras pessoas.
  • Você não pediu a recomendação no momento certo: se você pedir a seu cliente para recomendar o seu trabalho antes de ter resolvido seu problema, a probabilidade de conseguir sua ajuda é praticamente nula.

Por isso, sempre deixe seu cliente mais do que satisfeito. Surpreenda-lo entregando mais do que o prometido e ele virará seu fã. Mantenha contato e muna-o com informações precisas sobre seu negócio. Crie uma relação sólida e bastará um simples pedido para seu cliente sair espalhando sua mensagem pelo mundo afora.

Sua base de clientes crescerá exponencialmente, a custo zero. Sistematize o uso dessa maravilhosa ferramenta e você terá uma legião de clientes trabalhando para você!

Poste nos comentários do dia 17 em  www.facebook.com/movimentopoderrosa Como você pede recomendação para seus clientes?

E lembre de curtir a nossa página!

Anúncios